Bilíngue

Home / Bilíngue

00111

Bilingue – A Vantagem de Ser Diferente!

Ser bilíngue é ser capaz de entender, aceitar e até abraçar uma cultura diversa, vivendo nela e comunicando-se satisfatoriamente, para quem fala e para quem ouve.

PROJETO BILÍNGUE

A nossa escola deu início ao Projeto de Educação Bilíngue há dois anos e já é possível vermos resultados de todo o trabalho desenvolvido neste período, com nossos alunos já falando e cantando, brincando e se divertindo em inglês. Com aulas lúdicas e divertidas, músicas, leituras e muitas atividades diferenciadas, buscamos cada vez mais despertar o interesse dos nossos alunos por esse idioma que se tornou essencial no nosso dia a dia, além de fazer com que esse aprendizado se torne o mais natural e prazeroso possível.
Visando oferecer a melhor formação para nossos alunos, depois de uma cuidadosa pesquisa no mercado, o Rio Branco firmou uma parceria, vigente a partir de 2016, com a Cambridge University Press, adotando materiais reconhecidos e utilizados mundialmente, com recursos modernos e temas atuais para engajar cada vez mais os alunos no aprendizado da Língua Inglesa.
Nosso objetivo é fazer com que os alunos cheguem ao final do Ensino Fundamental II bilíngues e independentes para o uso da língua inglesa em diversas situações.
Segue uma breve descrição dos novos materiais e dos objetivos de cada um dos segmentos do nosso projeto:
EDUCAÇÃO INFANTIL
Para darmos os primeiros passos na língua inglesa e acolhermos os alunos do G2 com todo o carinho e atenção que eles merecem, o material utilizado será do Sistema Anglo de inglês para o Minimaternal. Todo o conteúdo é baseado na história “The Tin Soldier” (O Soldadinho de Chumbo), em uma versão adaptada para o entendimento dos pequenos, integrando leitura, atividades motoras e muita diversão!
As turmas do G3, G4 e G5, já habituados ao inglês em seu dia a dia escolar, serão guiadas por um grupo de animais muito divertidos: os personagens do material Super Safari, uma série de três livros cujos objetivos giram em torno de desenvolver o gosto pelo aprendizado do inglês por meio de atividades contagiantes e que fazem parte do mundo da criança, além de ensinar sobre comportamento, valores e desenvolver habilidades de conversação e concentração.
O projeto literário desenvolvido pelas professoras polivalentes também continuará sendo abordado nas aulas de inglês, intensificando todo o aprendizado e vivência que as leituras trazem para as crianças.
ENSINO FUNDAMENTAL I
As turmas do Ensino Fundamental I continuarão sua jornada utilizando o material Super Minds, sequência do Super Safari, adotado na Educação Infantil. Protagonizado por crianças com super poderes que se desenvolvem juntamente aos alunos, acompanhando sua faixa etária, o Super Minds direciona o aprendizado ao desenvolvimento da criatividade por meio de exercícios e atividades artísticas, abordando diversos tópicos relevantes para cada faixa etária e sugerindo projetos interdisciplinares.
Nesta fase, o objetivo do curso é continuar o desenvolvimento oral já iniciado, fazendo com que o conhecimento sobre os assuntos abordados aumente de forma natural e divertida e que os alunos solidifiquem o conteúdo aprendido trazendo-o agora para a escrita também.
Ao final do ciclo, os alunos do 5º ano poderão optar por prestar seu primeiro Cambridge Exam, denominado Movers. Este exame é a certificação de que o aluno está apto a utilizar estruturas básicas do dia a dia para se comunicar em inglês e é uma ferramenta excelente para fazer com que o aluno ganhe confiança ao se preparar para os próximos exames que são oferecidos e cujo nível de conhecimento aumenta gradativamente.
ENSINO FUNDAMENTAL II
O material dos alunos do Ensino Fundamental II será mantido, uma vez que o Rio Branco já vem utilizando a série More, também da Cambridge University Press.
Um dos diferenciais deste material é a quantidade de recursos tecnológicos disponíveis, que serão inseridos nas aulas e até mesmo na lição de casa a fim de atrair a atenção dos alunos de uma forma bastante interessante e divertida para eles. Os assuntos abordados visam despertar a curiosidade e imaginação por meio de projetos interdisciplinares, leitura e diversas atividades e jogos.
Além disso, os alunos do Ensino Fundamental II terão aulas preparatórias para os Cambridge Examinations (KET – Key English Test e PET – Preliminary English Test) inseridas em suas aulas regulares quinzenalmente.
Ao final do 7º ano os alunos poderão optar por prestar o KET (Key English Test) em sua versão apropriada para a idade (Key for schools), que atesta que o aluno já está se tornando um independente user (usuário independente) da língua inglesa.
Já ao final do 9º ano o exame indicado será o PET (Preliminary English Test) também em suar versão escolar e mais apropriada para os nossos alunos (Preliminary for schools). Essa certificação tem como objetivo atestar que a independência já se solidificou e que o aluno já se comunica livremente em inglês.