Atividades Dicas Vídeos e Muito Mais

Sobre o #MaisConectadosDoQueNunca

Com distanciamento social surgem novos desafios todos os dias. Disciplina e planejamento são essenciais para manter a produtividade e conciliar a rotina familiar. Para ajudar as famílias a aproveitarem melhor o tempo livre com seus entes queridos em casa, o Externato Rio Branco criou esta página com conteúdo especial para o período de distanciamento social. São sugestões de nossa equipe com dicas, atividades, filmes, livros e muito mais! Aproveite!

Compartilhe

Compartilhe as dicas com outras famílias em suas redes sociais.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

É sempre bom lembrar!

Informações de saúde e higiene

  • Lave as mãos com frequência;
  • O álcool em gel 70% também é eficiente;
  • Higienize suas compras logo ao chegar da rua;
  • Mantenha distância social;
  • Fique atento aos sintomas de gripe e procure ajuda se necessário.

Vídeos

Assista e confira as mensagens de nossa comunidade escolar.

Mensagem da Família Rio Branco referente ao atual momento.

Feliz Páscoa!

Comunicado

Comunicado

Comunicado ED. Infantil

Lorem ipsum dolor sit amet

Nossa Playlist

Montamos uma playlist especial para curtir em casa na quarentena.

Atividades

Com os alunos em casa se dedicando ao ensino à distância

A brincadeira aqui é colocar cada coisa em seu lugar, e trabalhar a capacidade de memorização. Você vai precisar escolher um cômodo da casa que tenha bastante enfeites. No meu caso foi a estante da sala.

O desafio é transferir as bolas de algodão de uma vasilha para a outra, com os olhos vendados e usando a colher. Quem transferir o maior número de bolas dentro de um determinado tempo ganha.

De todas as brincadeiras para fazer em família, essa talvez seja a que mais promove boas memórias de infância. O ritual de passar a noite em um espaço diferente, mesmo que seja dentro da própria casa, é imensurável para os pequenos.

Você já se viu na situação de ter que entreter duas crianças de idades completamente diferentes? Essa sugestão é ótima para situações assim. Funciona assim: você recorta figuras de revistas e cola em um papel.

O jogo consiste em fazer perguntas para tentar descobrir que animal você é. “Tenho 4 patas? Tenho pelos? Sei voar?”. Cada participante pode fazer uma pergunta por rodada para tentar adivinhar.

Essa dispensa apresentações. O mais divertido é apresentar para as crianças brincadeiras da infância de outros tempos. Aqui, vale usar a criatividade para inventar suas próprias categorias de coisas.

Filmes

Prepare a pipoca e escolha um filme indicado pelo RB para assistir em família!

Documentários

Preparamos uma seleção de documentários interessantes disponíveis no Netflix para entreter e aprender.

Livros

Ler é uma ótima forma de passar o tempo livre. Veja alguns títulos indicados pelos educadores do RB.

Apps

Alguns aplicativos podem lhe ajudar a tornar sua rotina mais produtiva e organizada. Confira alguns:

Jogos

Confira alguns jogos online para brincar e se divertir no tempo livre.

Canais no Youtube

Selecionamos alguns canais do Youtube com conteúdos interessantes para assistir no tempo livre. Confira!

Cursos Online

Aprenda novas habilidades com cursos gratuitos online!

São 14 áreas disponíveis com diversos temas e pessoas do mundo todo podem se inscrever, sem nenhuma restrição acadêmica.

Como a recomendação é ficar em casa, a da Faber-Castell liberou acesso gratuito a todos os cursos da nossa plataforma online.

O curso é composto por seis videoaulas, cada uma apresentando uma etapa da construção de uma página de história em quadrinhos, desde a leitura do roteiro, planejamento e concepção de thumbnails.

Aprofunde seus conhecimentos em temas que impactam o mundo contemporâneo. Casa do Saber on Demand: o prazer de pensar e aprender.

Outras Dicas e Informações

Confira outras dicas e informações!

O Mega Curioso reúne aqui, em um único lugar, todas as notícias boas, os relatos positivos, as informações que trazem esperança e atos de bondade e solidariedade relacionados à covid-19.

História no Cast é um poadcat no Spotify divertido que aborda conceitos de história. Alguns programas são focados na preparação dos estudantes para o ENEM.

O blog Vida Saudável é uma iniciativa do Hospital Israelita Albert Einstein. O objetivo é democratizar o acesso à informação correta e confiável sobre saúde. Dissemine a verdade e o conhecimento sobre saúde.

R. Pio XII, 45 – Parque Santo Antonio
São Bernardo do Campo – SP

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Atividades | Jogo dos 7 erros humano

A brincadeira aqui é colocar cada coisa em seu lugar, e trabalhar a capacidade de memorização. Você vai precisar escolher um cômodo da casa que tenha bastante enfeites. No meu caso foi a estante da sala. Pode ser o armário de brinquedos, ou a estante de livros. Aí você vai pedir para a criança observar aquele lugar por 30 segundos ou 1 minuto (o tempo ideal depende da criança). Depois, você tira a criança da sala e muda 7 objetos de lugar. Depois você tira a criança da sala e muda 7 objetos de lugar. E aí, quem adivinha onde estava cada coisa?

Atividades | Corrida do algodão

O desafio é transferir as bolas de algodão de uma vasilha para a outra, com os olhos vendados e usando a colher. Quem transferir o maior número de bolas dentro de um determinado tempo ganha. Não pode ajudar com a outra mão! No início parece fácil, porque a primeira vasilha está cheia de bolas. Só que elas são leves e não dá para sentir o peso direito. Com isso, as bolas vão sendo derrubadas para fora do pote e tudo o que você coloca na colher é ar! As crianças a-do-ra-ram!

Atividades | Acampamento na sala

De todas as brincadeiras para fazer em família, essa talvez seja a que mais promove boas memórias de infância. O ritual de passar a noite em um espaço diferente, mesmo que seja dentro da própria casa, é imensurável para os pequenos. Malas prontas, lanternas na mão, sacos de dormir e vamos a caminho do acampamento na sala! Para as crianças, viajar para acampar ou montar a barraca no meio da casa, na varanda ou no quintal pode ser divertido da mesma forma. O que vale é a diversão de arrumar as coisas, ler uma história no escuro com lanternas e dormir juntos nos colchões ou sacos de dormir.

Atividades | Complete o desenho

Você já se viu na situação de ter que entreter duas crianças de idades completamente diferentes? Essa sugestão é ótima para situações assim. Funciona assim: você recorta figuras de revistas e cola em um papel. Depois convida as crianças a completar os desenhos usando a imaginação. O resultado é muito legal.Você vai precisar de papel, cola, tesoura, material de colorir (lápis de cor ou canetinhas) e revistas.

Atividades | Quem sou?

O jogo consiste em fazer perguntas para tentar descobrir que animal você é. “Tenho 4 patas? Tenho pelos? Sei voar?”. Cada participante pode fazer uma pergunta por rodada para tentar adivinhar. Se ele não souber o bicho, precisa esperar a sua vez para fazer uma nova pergunta. O legal é definir a regra de que só podem ser feitas perguntas cujas respostas sejam sim ou não. Use pessoas ou personagens no lugar de animais para variar. Se você tiver crianças pequenas e estiver difícil descobrir, ou se a criança for daquelas mais ativas e ficar impaciente, mude a brincadeira. Ao invés de fazer perguntas e respostas, dê pistas (como emitir o som feito pelo animal) ou faça mímica para que o jogador descubra o nome do animal que está na sua testa.

Atividades | Stop

Essa dispensa apresentações. O mais divertido é apresentar para as crianças brincadeiras da infância de outros tempos. Aqui, vale usar a criatividade para inventar suas próprias categorias de coisas.